Início POLICIAL Operação conjunta inutiliza 223 balsas de garimpo no Rio Madeira e afluentes...

Operação conjunta inutiliza 223 balsas de garimpo no Rio Madeira e afluentes no Amazonas e Rondônia

Foto: Divulgação/PF

Ação coordenada pela Polícia Federal com o apoio da FUNAI e IBAMA visa combater garimpo ilegal na região

A Polícia Federal, em conjunto com a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), deflagrou na última segunda-feira (20) a Operação Prensa, com o objetivo de combater o garimpo ilegal no Rio Madeira e seus afluentes, como os rios Aripuanã e Manicoré.

Até o momento, com apenas três dias de ação, as forças de segurança já inutilizaram 223 balsas que operavam de forma ilegal na região. A operação conta com a participação de agentes especializados que percorrerão municípios do sul do Amazonas e de Rondônia, em uma ação contínua e com prazo indeterminado para conclusão.

Conforme informações obtidas pelo Portal SGC, a prática de garimpo na localidade não só causa danos graves ao meio ambiente, como a contaminação do rio por mercúrio e cianeto, mas também afeta a saúde pública e interfere na cultura de povos tradicionais. Algumas áreas indígenas da região chegaram a ser invadidas pelos criminosos.

A operação seguirá até que a atividade ilegal seja completamente neutralizada, reforçando o compromisso das autoridades em proteger o meio ambiente e os direitos dos povos indígenas.

Fonte: Portal SGC

Exit mobile version