Sábado, Outubro 5, 2024
spot_img
InícioPOLICIALExército combate exploração ilegal de madeira e narcotráfico em terras indígenas de...

Exército combate exploração ilegal de madeira e narcotráfico em terras indígenas de Rondônia

A expectativa é que a operação contribua significativamente para a preservação ambiental e para a segurança dos povos indígenas da região

O Exército Brasileiro mobilizou 97 militares, na última segunda-feira (19), para uma operação de grande escala na Terra Indígena (TI) Tubarão Latundê, em Chupinguaia (RO). A operação visa combater o garimpo, a exploração ilegal de madeira, o narcotráfico e o tráfico de armas.

Durante a ação, foram apreendidos um trator utilizado na extração ilegal de madeira e identificados pelo menos 25 pontos de desmatamento na reserva. Além disso, armamentos ilegais foram confiscados em operações anteriores no Rio Guaporé, no município de Cabixi.

Iniciada em 14 de agosto, a operação tem o objetivo de percorrer diversas áreas do estado de Rondônia. A TI Tubarão Latundê, que abriga aproximadamente 300 indígenas das etnias Aikanã, Kwazá e Nambikwara, enfrenta sérias ameaças devido às atividades ilegais, que comprometem tanto a preservação ambiental quanto a segurança dos habitantes locais.

A operação, que deve se estender até setembro, entrou em uma nova fase com ações concentradas dentro da Terra Indígena. As autoridades esperam divulgar um balanço oficial dos resultados ao final da operação.

De acordo com as autoridades, a repressão a crimes ambientais é essencial para proteger as reservas indígenas e evitar a expansão dessas atividades ilegais através das fronteiras do país. A expectativa é que a operação contribua significativamente para a preservação ambiental e para a segurança dos povos indígenas da região. 

Fonte: Portal SGC

ÚLTIMAS NOTÍCIAS