Desde o início das operações em 14 de agosto de 2024, a 17ª Brigada reafirma seu compromisso com a preservação ambiental
A 17ª Brigada de Infantaria de Selva, em colaboração com diversas agências e forças de segurança, está conduzindo a Operação Curaretinga IV nos estados de Rondônia e Acre. Esta operação visa combater ilícitos transnacionais e delitos ambientais, demonstrando a eficiência e o comprometimento contínuo do Exército Brasileiro.
Além do Exército, a operação conta com o suporte da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Receita Federal, IBAMA, SEMA, ICMBio, Sistema Integrado de Segurança Pública, FUNAI, GEFRON, e o Núcleo de Operações Aéreas da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania de Rondônia (SESDEC).
O Centro Integrado de Operações Aéreas, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, CINDACTA IV, e as polícias militares de Rondônia, Acre e Amazonas também participam das ações. Internacionalmente, a Polícia Nacional Boliviana e Peruana contribuem com operações espelhadas em seus países. Desde o início das operações em 14 de agosto de 2024, a 17ª Brigada reafirma seu compromisso com a preservação ambiental, o apoio aos povos originários e a segurança na fronteira.
Fonte: Portal SGC