Início INTERNACIONAL Entenda em cinco pontos o apagão cibernético que atingiu o mundo

Entenda em cinco pontos o apagão cibernético que atingiu o mundo

(Foto: Pedro Ventura/ Agência Brasília)

Problema foi causado por falha em sistemas de segurança de companhia norte-americana e afetou empresas de diversos setores

Mundo – Um apagão cibernético que teve início na madrugada desta sexta-feira (19) impactou diversos setores de todo o mundo, incluindo serviços bancários, aeroportuários e financeiros. O problema foi causado por uma falha em um dos sistemas de segurança de uma companhia norte-americana. Este software detecta invasões de sistemas e a falha aconteceu justamente aí, e atingiu vários clientes, como a Microsoft, por exemplo. Entenda em cinco pontos o que aconteceu e quais foram os principais setores impactados abaixo.

O que causou o apagão?
A origem de todo o problema está na CrowdStrike, empresa de segurança digital. Houve uma falha em um dos sistemas de segurança — chamada de Falcon — desta companhia norte-americana. O software é utilizado na proteção de dados de diversas empresas, como a Microsoft.

O CEO da companhia, George Kurtz, publicou em suas redes sociais que o apagão tecnológico desta sexta não foi “um incidente de segurança ou ataque cibernético”, e sim um defeito encontrado na última atualização do Falcon. Ele confirmou que “uma correção foi implantada”. E continuou: “nossa equipe está totalmente mobilizada para garantir a segurança e estabilidade dos clientes CrowdStrike”, conclui.

O que disse a Microsoft?
Como uma das empresas seguradas pela CrowdStrike, sistemas da Microsoft – como o Windows – foram impactados. Em uma atualização mais recente, a Microsoft disse que conseguiu identificar a causa do problema e que está trabalhando para restaurar o acesso de todos os usuários.

Quais serviços foram afetados?
A falha no sistema impactou diversos setores em todo o mundo. Um dos principais foi o aeroportuário, com passageiros de vários países com dificuldade de embarcar e até mesmo sem a possibilidade de acessar os bilhetes.

Empresas aéreas, como American Airlines, KLM, Ryanair, Delta, United Airlines, entre outras, estão com dificuldade para embarcar passageiros devido a uma falha massiva no Windows, sistema operacional da Microsoft.

Nos Estados Unidos, os aeroportos de Los Angeles, La Guardia (Nova York), Filadélfia, Fort Lauderdale, Washington-Dulles, Washington-Reagan, Detroit, Dallas-Fort Worth, Atlanta e Charlotte enfrentavam atrasos médios nos voos de até 157 minutos, segundo o site de rastreamento Flightradar24. O mesmo cenário se repetiu em importantes terminais aeroportuários da Europa, com atrasos em massa em Amsterdã, Zurique, Paris (Orly) e Londres (City e Stansted).

Um passageiro na Índia relatou que as passagens aéreas, normalmente digitalizadas, estão sendo preenchidas à mão e entregues aos passageiros. “Vi o primeiro cartão de embarque escrito à mão. De volta ao básico”, brincou.

Quais os serviços afetados no Brasil?
Bancos
O site DownDetector, que rastreia interrupções de internet relatadas por usuários, mostrou que ao menos quatro aplicativos de bancos brasileiros apresentam instabilidades. Segundo a plataforma, os programas do Bradesco e de sua marca digital Next, do Banco Pan e do Neon.

Por meio de nota, o Bradesco confirmou que, em virtude do apagão cibernético global, os sistemas dos canais digitais da instituição apresentam indisponibilidade nesta manhã. “Equipes estão atuando para regularização o mais breve possível. Os terminais de autoatendimento do banco funcionam normalmente”, completa.

Companhias aéreas
Duas companhias aéreas brasileiras — Azul e Latam — pedem a seus clientes que verifiquem o horário de seus voos marcados para hoje pelo aplicativo e que cheguem ao aeroporto com mais antecedência.

Hospitais
Alguns pacientes de dois hospitais de São Paulo relataram problemas com os serviços, causados pela falha tecnológica. Por meio de nota, o HCFMUSP (Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP) explicou que alguns equipamentos que usam a plataforma Windows 10 foram afetados. “O sistema já está em processo de estabilização, sem prejuízos relevantes aos serviços assistenciais”, disse.

Outra unidade que teria sido afetada foi o Hospital Sírio-Libanês. O R7 entrou em contato com a assessoria da instituição e aguarda resposta. O espaço permanece aberto.

A plataforma Gov.br ou outra administrada pelo governo foi afetada?
O Ministério da Gestão informa que o GOV.BR não foi afetado. Até o momento não houve registro de incidentes pelos órgãos referentes a esse evento adverso Microsoft. A pasta esclarece que está monitorando a situação, e caso “exista necessidade, alertaremos as instituições públicas com as recomendações técnicas a serem adotadas.” Mais cedo, o governo federal confirmou que os serviços do DataSUS, DataPrev e SerPro não foram impactados por ataque global.

Fonte: D24am

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