Sistema prisional do estado serve de inspiração para práticas de reinserção social
Uma comitiva do estado do Acre, composta por representantes do sistema de justiça, visitou as unidades prisionais de Buritis e Vilhena em Rondônia para conhecer os projetos de ressocialização desenvolvidos pela Secretaria de Estado de Justiça (Sejus). A visita, realizada na quinta-feira (11), foi acompanhada pelo Grupo de Monitoramento e Fiscalização (GMF) do sistema carcerário.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, expressou satisfação em ver o estado servir de inspiração para outros governos. “Recentemente, tivemos uma comitiva do Maranhão que veio, especialmente, conhecer o projeto Pintando a Liberdade. São os projetos da gestão estadual sendo reconhecidos pelo país”, destacou o governador, ressaltando o impacto positivo dos investimentos e ações locais.
Durante a visita, os seguintes projetos foram apresentados:
Buritis – Projeto Novo Olhar: Utiliza a mão de obra reeducanda para limpeza, manutenção e conservação do município, em parceria com a prefeitura.
Vilhena – Projeto Semear e Ressocializar: Emprega reeducandos para manutenção, limpeza e conservação de ambientes públicos, também em convênio com a prefeitura local.
Buritis e Vilhena – Fábrica de Artefato de Concreto: Produz itens em concreto para a construção civil.
Fábio Recalde, gerente de Reinserção Social da Sejus, destacou que os participantes da comitiva puderam entender o funcionamento de cada projeto, desde a idealização até a implantação, com o objetivo de compartilhar as boas práticas de Rondônia e contribuir para o trabalho de ressocialização em outros estados.
Fonte: Portal SGC