Raissa Bento foi afastada do cargo pela segunda vez por decisão do TJ-RO
A vice-prefeita de Guajará-Mirim (RO), Marinice Granemann (PL), foi empossada como prefeita interina na última terça-feira (16). A convocação ocorreu enquanto Marinice participava de um evento do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
A mudança no comando da prefeitura se deu após o afastamento da prefeita Raissa Bento (MDB), pela segunda vez, por decisão do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ-RO). Raissa havia retornado ao cargo há uma semana após um primeiro afastamento em janeiro de 2024, decorrente de uma operação do Ministério Público de Rondônia (MP-RO) e da Polícia Civil que investigava diversos crimes supostamente cometidos na prefeitura.
O TJ-RO determinou um novo afastamento de 120 dias. A defesa de Raissa Bento informou à Rede Amazônica que aguardam o acesso ao processo para se manifestar.
O primeiro afastamento de Raissa aconteceu durante a Operação Avatar, que apurava crimes como corrupção passiva, associação criminosa, fraude processual, nomeação ilegal de servidor, usurpação de função pública, falsidade ideológica e desacato. Segundo o promotor de justiça Anderson Batista de Oliveira, os crimes teriam sido praticados entre 2022 e 2023, envolvendo agentes políticos, públicos e servidores.
Na última semana, a Justiça de Rondônia havia decidido pelo retorno de Raissa ao cargo. O relator do caso, Daniel Lagos, argumentou que não haveria mais risco no retorno, já que todas as provas foram colhidas e a denúncia apresentada.
Na terça-feira (16), a Justiça deferiu os três mandados de suspensão da função pública para Raissa e dois servidores da Câmara Municipal de Guajará-Mirim (RO), cumpridos durante a Operação Suseranos.
Fonte: Portal SGC