O Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) confirmaram nesta segunda-feira, 15 de julho, os investimentos da ordem de R$ 50 milhões no Aeroporto de Ariquemes, em Rondônia.
Em uma solenidade, foi assinada a Ordem de Serviço e foram lançadas licitações para as obras que ampliarão e modernizarão o aeroporto, a fim de viabilizar novos voos comerciais.
Além da assinatura da ordem de serviço para a construção de um terminal provisório, foi anunciado o lançamento de editais para a construção do novo terminal de passageiros, com 1.573 m², estacionamento de veículos, edificações complementares, ampliação da pista de pouso e decolagem, construção de novo pátio de aeronaves, taxiways e acessos, além da implementação de auxílios à navegação aérea, que promoverão maior segurança nas operações.
Para o presidente da Infraero, Rogério Barzellay, essa parceria atenderá a uma demanda antiga da população. “O Aeroporto de Ariquemes irá contar com a expertise de nossas equipes, que realizarão ações voltadas para garantir a segurança, o nível de serviço, a qualidade e a viabilidade de voos comerciais, conectando a cidade a vários estados brasileiros. Esse é o papel da Infraero”, destacou Barzellay.
Estiveram na solenidade autoridades públicas das esferas municipal, estadual e federal. Os investimentos são fruto de emenda parlamentar do deputado federal Thiago Flores (Republicanos).
A abertura do aeródromo para a aviação comercial é essencial para fomentar a economia local e impulsionar o turismo na região. Ariquemes, localizada numa região estratégica de Rondônia, é a principal cidade do Vale do Jamari, que abriga mais de 500 mil habitantes na Amazônia Legal. Com a conclusão das obras, espera-se que o aeroporto receba aeronaves de médio e grande porte.
Informações da Infraero