Sexta-feira, Novembro 22, 2024
InícioESTADOMPF recomenda adequação integral de cooperativas de garimpo às normas de estabilidade...

MPF recomenda adequação integral de cooperativas de garimpo às normas de estabilidade em Rondônia

Recomendações visam garantir segurança e estabilidade conforme exigências da ANM

O Ministério Público Federal (MPF) expediu recomendações às cooperativas Cooperativa Metalúrgica de Rondônia (CooperMetal) e Cooperativa dos Garimpeiros de Santa Cruz (Coopersanta) para que adequem suas barragens às normas de segurança da Agência Nacional de Mineração (ANM). As medidas abrangem as barragens Rio Santa Cruz e Igarapé Mutum da CooperMetal, e Jacaré Médio da Coopersanta, com prazos definidos para cumprimento das exigências.

Segundo as recomendações, a CooperMetal tem 30 dias para responder sobre a estabilidade das barragens Rio Santa Cruz e Igarapé Mutum, incluindo a apresentação da Declaração de Condição de Estabilidade (DCE) e um cronograma detalhado para o descomissionamento da Barragem do Igarapé Mutum em 60 dias. A Coopersanta deve apresentar um cronograma para o descomissionamento da Barragem Jacaré Médio e cumprir as 22 exigências da ANM em 60 dias.

Atualmente, as barragens estão embargadas pela ANM devido ao não cumprimento das normas vigentes. O procurador da República André Luiz Porreca destacou que o descomissionamento é um processo que visa eliminar a barragem de forma segura e reintegrar o ambiente natural, podendo incluir o tratamento dos resíduos e o reflorestamento da área afetada. As recomendações foram emitidas pelo MPF na Amazônia Ocidental, especializado no controle de atividades ilegais de mineração na região.

Fonte: Portal SGC

ÚLTIMAS NOTÍCIAS