Quinta-feira, Setembro 19, 2024
spot_img
InícioESTADOIndígenas ficam isolados após ponte ser destruída por invasores em Rondônia

Indígenas ficam isolados após ponte ser destruída por invasores em Rondônia

Indígenas estão isolados há quatro dias, depois que a única ponte que dá acesso à aldeia da Terra Indígena (TI) Karipuna foi supostamente destruída por invasores na última segunda-feira (1). A TI passa por um processo de retirada de o início de junho.

A Terra Indígena (TI) Karipuna fica localizada entre os municípios de Porto Velho e Nova Mamoré, em Rondônia. O único acesso à aldeia é feito por uma estrada e, em seguida, pela ponte. Com o acesso destruído, a comunidade está isolada e aguarda a reconstrução.

André Karipuna, líder indígena, aponta que a destruição da ponte aconteceu como forma de “resistência” dos invasores. Ele não imaginava que isso aconteceria devido à quantidade de profissionais atuando na desintrusão.

Mesmo sendo a terceira vez, André relata que a situação aparenta ser mais preocupante já que a ponte foi destruída mesmo com diversos órgãos de fiscalização atuando na região.

De acordo com o MPF, a Casa Civil da presidência da República informou que o Exército Brasileiro, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) estão reconstruindo a ponte.

Fonte: Redação ac24horas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS