Espaço administrado pela Funcultural reúne cultura e gastronomia
Localizado no centro histórico de Porto Velho, o Mercado Cultural é um dos atrativos turísticos da cidade, que agrega cultura e a gastronomia local. Administrado pela Fundação Cultural do Município (Funcultural), o espaço já recebeu diversas melhorias na manutenção e revitalização. Construído em 1913 como Mercado Municipal, o espaço foi devastado por um incêndio há décadas. Após anos de especulação imobiliária e tentativas de revitalização, entre 2009 e 2012, nasceu o Mercado Cultural.
No entanto, foi na gestão atual que o mercado passou por uma reforma significativa. O objetivo não foi apenas restaurar a estrutura física, mas também fortalecer a infraestrutura para melhor atender aos visitantes e permissionários. Altair do Santos (Tatá), diretor do Departamento Cultural da Fundação, relembra a reforma que englobava desde problemas estruturais como goteiras e banheiros deteriorados, até a modernização das instalações elétricas e hidráulicas. “O resultado dos esforços veio e é notório nos dias atuais, um ambiente mais resistente e agradável para os frequentadores, e que ainda oferece melhores condições para os comerciantes locais”, destacou.
Mercado conta com uma infraestrutura renovada e uma programação cultural diversificada
PROGRAMAÇÕES E EVENTOS
Hoje, o Mercado Cultural não só acolhe uma variedade de permissionários, que oferecem desde comida típica até serviços como barbearias e choperias, mas também se destaca como uma importante praça de eventos da cidade. A Funcultural colabora estreitamente com os permissionários para garantir uma programação diversificada, que inclui música, dança e manifestações folclóricas. Essas atividades são planejadas de forma a contemplar a diversidade cultural e os interesses do público local.
Eventos como o Baile Municipal, e comemorações como o Dia Nacional do Samba, são exemplos de como o Mercado Cultural se tornou um espaço vital para a celebração e promoção da cultura em Porto Velho. “A parceria entre a Funcultural e os permissionários é essencial para a harmonização dessas atividades, garantindo que a agenda cultural do mercado seja integrada e bem recebida pela comunidade”, completou Tatá.
Com uma infraestrutura renovada e uma programação cultural diversificada, o mercado está localizado à avenida Presidente Dutra, 2816, Centro, numa área construída de 752,95 metros continua a desempenhar um papel vital na vida cultural e social de Porto Velho, atraindo moradores e visitantes em busca de experiências enriquecedoras e gastronômicas.
Texto: Renata Beccária
Foto: SMC/ Wesley Pontes/ Ana Flávia Venâncio
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)