Brasil – A Americanas, em meio a uma crise financeira sem precedentes, anunciou nesta terça-feira (2) o fechamento dos sites Submarino e Shoptime. A varejista, que atualmente passa por um processo de recuperação judicial, comunicou que a base de clientes e o estoque dessas plataformas serão incorporados à Americanas.com.
“Americanas informa que a integração dos sites e apps do Shoptime e do Submarino tem como objetivo fortalecer o digital da companhia a partir da marca Americanas”, declarou a empresa em nota oficial. A decisão, conforme o comunicado, está alinhada com a nova estratégia de negócios, que visa uma operação mais ágil, rentável e eficiente para oferecer uma experiência de compra mais completa.
Desde a revelação de fraudes contábeis que somaram R$ 25,3 bilhões, a Americanas tem enfrentado uma situação crítica. As fraudes, descobertas nos balanços até o terceiro trimestre de 2022 sob a antiga gestão do CEO Miguel Gutierrez, levaram a empresa a pedir recuperação judicial, com dívidas superiores a R$ 42 bilhões.
Submarino e Shoptime, que foram pioneiros e referências no comércio eletrônico brasileiro, agora se integram ao portal Americanas.com. “É com a animação lá em cima que, depois de anos de sucesso no Brasil, o Submarino anuncia que somará suas forças com a Americanas para tornar a sua jornada de compra em livros, games, tecnologia e mais categorias hardcore ainda mais incrível!”, afirma a nota publicada no site do Submarino.
Histórico de Sucesso e Adversidades
Fundado em 1999 por Antônio Bonchristiano, Marcelo Ballona e Flávio Jansen, o Submarino surgiu a partir da compra da livraria virtual Booknet, com o apoio do fundo GP Investimentos. A empresa expandiu suas operações para Argentina, México e Espanha, e em dezembro de 2006, fundiu-se com a Americanas.com, formando a líder do comércio eletrônico brasileiro.
Já o Shoptime, criado em 1995 pela Globosat, inspirou-se no canal americano Home Shopping Network, combinando vendas e entretenimento. Inicialmente operando apenas pela televisão, ingressou no comércio eletrônico em 1997 e foi adquirido pela Americanas em 2005, integrando o grupo B2W, responsável pelos ativos digitais do conglomerado.
Em 2022, os marketplaces Americanas.com, Submarino e Shoptime foram vítimas de um ataque hacker, resultando em prejuízos diários estimados em R$ 100 milhões. A crise da Americanas intensificou-se com prejuízos de R$ 12,9 bilhões em 2022 e R$ 4,6 bilhões nos primeiros nove meses de 2023.
Fonte: Gomes / CM7