Sexta-feira, Novembro 22, 2024
InícioCAPITALCentro Pop recebe os serviços da Política Nacional Judicial de Atenção às...

Centro Pop recebe os serviços da Política Nacional Judicial de Atenção às Pessoas em Situação de Rua

Solenidade acontece na quinta-feira (27)

Nesta quinta-feira (27), a partir das 8h, o Centro Pop Dom Moacyr Grechi, da Secretaria Municipal de Serviço Social e da Família (Semasf), receberá os serviços da Política Nacional Judicial de Atenção às Pessoas em Situação de Rua e suas Interseccionalidades (Pop Rua Jud).

Pessoas que vivem em situação de rua terão a oportunidade de serem atendidas, para resolver o que esteja precisando, na Justiça Rápida – TJ/RO, na Defensoria Pública Estadual, na Justiça Federal, na Defensoria Pública Federal. Serão atendidas em serviços como, 2ª via do CPF, 2ª via da Certidão de Nascimento/Casamento, 2ª via do Título de Eleitor, emissão de Passe Livre estudantil.

Os serviços serão oferecidos no Centro de Referência Especializado para Pessoa em Situação de Rua “Centro Pop Dom Moacyr Grechi”, localizado na rua Joaquim Nabuco, nº 2874, bairro São Cristóvão, na quinta-feira (27), a partir das 8h

POP RUA JUD

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) editou a Resolução nº 425/2021, que instituiu a Política Nacional Judicial de Atenção às Pessoas em Situação de Rua e suas Interseccionalidades (PopRuaJud) no âmbito do Poder Judiciário, trazendo diretrizes, objetivos e diversas medidas a serem observadas pelos Tribunais, a fim de garantir o acesso à justiça e à cidadania e assegurar os direitos humanos para essa parcela da população em situação de extrema vulnerabilidade.

O objetivo da ação é oferecer à população em situação de rua atendimento prioritário e sem burocracia nos Tribunais brasileiros, possibilitando o acesso à Justiça de modo célere, simplificado e efetivo.

Esta ação conta com parcerias do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ/RO), Justiça Federal (JF), Tribunal Regional Eleitoral (TER/RO), Defensoria Pública da União (DPU), Governo do Estado de Rondônia, Ministério Público do Estado de Rondônia (MP/RO), Defensoria Pública do Estado de Rondônia (DPE/RO) e Prefeitura de Porto Velho.

Texto: Adaides Batista
Foto: SMC

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS