Quarta-feira, Julho 3, 2024
spot_img
InícioESTADORondônia discute expansão internacional do tambaqui em reunião com Ministro da Pesca

Rondônia discute expansão internacional do tambaqui em reunião com Ministro da Pesca

Governador e ministro debatem estratégias para aumentar exportações de pescados amazônicos

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, reuniu-se com o ministro da Pesca e Aquicultura, André Carlos Alves de Paula Filho, na última quinta-feira (13), em Brasília, para discutir iniciativas que visam abrir mercados internacionais para os pescados amazônicos produzidos no estado, com foco na expansão das exportações para o Reino Unido e a União Europeia.

Durante o encontro, foram firmadas ações conjuntas entre o governo de Rondônia, o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). A colaboração tem o objetivo de identificar as melhores formas de investimento governamental na piscicultura rondoniense. Técnicos do MPA realizarão uma visita técnica ao estado, em data a ser definida pelo governador, para discutir as iniciativas com os produtores locais.

Qualidade e Sabor do Tambaqui

O governador Marcos Rocha destacou que Rondônia possui condições ideais para que o Tambaqui rondoniense se torne um símbolo nacional, devido à qualidade e ao sabor do produto. “O potencial do Tambaqui no mercado internacional é enorme, e nossa participação em eventos como a Seafood Expo North America, em Boston, e a Seafood Expo Global, em Barcelona, tem demonstrado a força do nosso Tambaqui no cenário mundial”, afirmou.

Em 2022, Rondônia produziu 65,5 mil toneladas de Tambaqui, consolidando-se como um dos maiores produtores nacionais. A piscicultura no estado utiliza viveiros semi-intensivos, o que aumenta a qualidade do pescado. Além disso, o setor participa de eventos como o Festival Nacional do Tambaqui da Amazônia e o Seafood Expo North America, e recentemente estabeleceu parcerias com países do Oriente Médio, aumentando as exportações.

A reunião contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o secretário Especial de Integração do Estado de Rondônia em Brasília, Augusto Leonel; o secretário Nacional de Pesca Industrial, Expedito Netto; o secretário-chefe da Casa Militar de Rondônia, coronel Valdemir Góes; a assessora do governador, Rute Carvalho, e a equipe técnica do MPA.

Fonte: Portal SGC

ÚLTIMAS NOTÍCIAS