Representantes de diversas instituições debateram melhorias e métodos a serem implantados
A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), reuniu representantes de diversos órgãos do município e estado para discutir melhores metodologias para a qualidade da água nas escolas da capital. O encontro faz parte do trabalho de rotina do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), através do Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Vigiágua).
Durante a abertura da reunião, os técnicos do DVS explicaram quais os riscos que uma água não tratada pode oferecer à pessoa humana. Eliana Pasini, secretária municipal de Saúde, analisa que esse trabalho é importante e necessário para garantir a qualidade desse líquido abundante.
“A Semusa, através do Vigiágua, programa executado pelo município, realiza esse trabalho de monitoramento para a qualidade da água em diversos locais, como unidades de saúde, condomínios e também nas escolas. Dessa vez, nos reunimos com esses representantes da educação para passarmos as instruções e normatizações sobre o cuidado com a água e proporcionar qualidade para os nossos estudantes”, pontuou Eliana Pasini.
O encontro, coordenado pela Semusa, reuniu representantes da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), Superintendência Municipal de Integração Distrital (SMD), Conselho Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Educação (Semed) e Secretaria Estadual de Educação (Seduc).
Marcos Vinícius, gerente do Departamento de Saúde Escolar da Semed, destacou a importância de discutir o tema. “Essa preocupação é fundamental para garantirmos a qualidade da água para os estudantes. A Semed, sem dúvidas, já trabalha nesse caminho e com o apoio da pasta de saúde temos certeza que vamos avançando cada vez mais”.
Gerente de Saúde Escolar da Seduc, Maria Cristiane, que também participou do encontro, destacou que o trabalho é fundamental e necessário. Ela pontuou ainda que as medidas são importantes e eficazes para garantir água de qualidade.
VIGIÁGUA
O Vigiágua é um programa criado pelo Ministério da Saúde (MS) e desempenha um papel importante na fiscalização e monitoramento da água. Através dele, é possível identificar situações de risco à saúde e garantir a qualidade da água no Brasil, conforme estabelecido na Legislação n°888/Maio de 2021, que define os padrões de potabilidade desse líquido para consumo humano.
Segundo o coordenador do Vigiágua, Horton Hellmann, “a finalidade do programa é proporcionar água de qualidade com uma metodologia eficaz, como monitoramento, fiscalização e limpeza realizados pela equipe da Vigilância em Saúde da Semusa. Esse trabalho é realizado para prevenir que as pessoas fiquem vulneráveis a doenças”.
Texto: Semusa
Fotos: Semusa
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)