O calendário comemorativo brasileiro tem várias datas importantes para o comércio. São datas badaladas, em que se comemora , por exemplo, o dia das mães, o Natal, a Páscoa, o dia dos pais, dia da mulher, o dia dos namorados, entre outros. A véspera destas datas costuma lotar as lojas de cosméticos e perfumarias, sapatos, roupas, joias, entre outras tradicionais de presentes e mimos. A entrega de presentes como móveis e eletrodomésticos, já foi mais requisitada nestas datas, mas perdeu força com o chamado empoderamento feminino, uma vez que as mulheres não querem mais receber bens e utensílios para casa, mas sim, para coisas para uso pessoal, moda e beleza.
Porém, existem datas não oficiais no calendário que o comércio também adora e uma delas é o chamado dia das amantes, ou dos amantes, masculinos, que se “comemora” no dia 13 de junho, um dia depois do dia dos namorados.
Uma especialista em relacionamentos afirma que esta data tem se tornado popular, especialmente nas últimas décadas, pelo advento da internet e das redes sociais. “Muitos homens e mulheres, casados ou não, possuem um relacionamento paralelo. Se o dia 12 de junho é o dia para se comemorar o amor tradicional, o dia 13 de junho é o dia do amor paralelo. Tem loja que tem até serviço especial para este dia, chegando a vender mais do que no dia dos namorados”, disse.
Ainda segundo a especialista, além dos tradicionais buquês de flores, há outros segmentos que faturam muito no Dia da Amante. O setor de carros novos e o de aparelhos eletrônicos, como celulares, tabletes e aparelhos de informática. “Geralmente são presentes mais caros, que tentam simbolizar uma valorização especial, apesar de ser um relacionamento escondido. Há até empresas especializadas que não só programam e entregam os presentes, como também indicam relacionamentos para quem procura algo mais discreto”, pontuou.
Como todos sabem, o dia 13 de junho é comemorado pela Igreja Católica o Dia de Santo Antônio, o Santo Casamenteiro. É o dia de pagar promessas, de planejar o futuro e de buscar um novo amor, “mesmo que ele seja temporário ou de interesse”, completou a especialista.
Embora o Google informe que o dia da amante é “comemorado” no dia 22 de setembro, o dia 13 de junho é o dia oficial para quem não é oficial.