Início CIDADES Deputado Delegado Camargo conhece e elogia Projeto Cuidado Farmacêutico em Rio Crespo

Deputado Delegado Camargo conhece e elogia Projeto Cuidado Farmacêutico em Rio Crespo

Projeto inovador, leva atendimento farmacêutico ao domicílio do paciente, ajudando a organizar os medicamentos, orientando sobre o uso correto e promovendo melhorias na saúde pública.

Na manhã desta quarta-feira, 12, o deputado Delegado Camargo (Republicanos) esteve no município de Rio Crespo, onde conheceu de perto o Projeto Cuidado Farmacêutico, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde. O projeto tem como seu principal objetivo a promoção da utilização adequada de medicamentos por pacientes e orientação da própria comunidade, para o uso correto da medicação.

De acordo com Gabriele Rodrigues Leite, que é farmacêutica efetiva da Secretaria de Saúde do município, um desses serviços que tem obtido resultados expressivos no município de Rio Crespo são as visitas domiciliares, que além de orientar os pacientes sobre o uso correto dos medicamentos, também ajuda na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis como hipertensão e diabetes, auxiliando no controle para que estes quadros não evoluam para a alta complexidade. “Neste projeto, o farmacêutico atua na atenção primária à saúde, de maneira a orientar os pacientes sobre o uso adequado e no horário certo dos medicamentos. O projeto tem se mostrado muito eficiente, especialmente no que diz respeito a pacientes polimedicados, que são aqueles que utilizam quatro ou mais medicações, que precisam conciliar o uso todos os dias e apresentam grandes dificuldades, pois geralmente são pacientes idosos, com dificuldade de cognição, falta de adesão, dificuldade de locomoção. Quando são dois idosos polimedicados no mesmo domicílio sempre há a mistura de medicações, muitas vezes a administração de medicamentos vencidos, desatualizado e isso é muito perigoso. Com o projeto Cuidado Farmacêutico temos visto a melhoria do quadro de saúde desses pacientes”, disse Gabriele.

Ainda de acordo com a servidora, este serviço é muito importante e promove, realmente a melhoria do quadro de saúde desses pacientes e evita novos problemas. “Além de atender a população, o projeto também promove a valorização do profissional farmacêutico que utiliza o seu conhecimento para poder realizar essa organização e esta instrução, reduzindo o uso irracional desses medicamentos, melhorando a adesão aos tratamentos uma vez que existem pacientes mais arredios que não seguem o tratamento de forma adequada, servindo o farmacêutico como uma ponte para o desenvolvimento de meios e hábitos para que estes pacientes possam ter uma boa resposta terapêutica e uma recuperação mais rápida”, disse.

https://www.diarioro.com.br/wp-content/uploads/2024/06/WhatsApp-Video-2024-06-12-at-16.20.33.mp4

O atendimento farmacêutico, segundo Gabriele, possui uma legislação que ampara e dispõe sobre o atendimento farmacêutico, que é a Lei 1.155/2024 o que é muito gratificante para a categoria. “Esse projeto que é inovador na área pública contou com etapas de apresentação, validação, monitoramento, teve como parceiro na realização o hospital alemão Oswaldo Cruz e apresenta resultados muitos positivos para a população, para o usuário da saúde pública”, pontuou

A farmacêutica lembrou ainda que entre os dias 17 e 19 de julho o Conselho Federal de Farmácia vai promover uma oficina justamente com esta pauta do cuidado farmacêutico e, por isso, é de extrema importância que os gestores de saúde façam como o município de Rio Crespo e vejam a importância do profissional farmacêutico atuar diretamente na promoção de saúde do paciente. “É importante destacar que a atuação do profissional farmacêutico neve se restringir a uma sala, a uma farmácia, entregando caixas de medicamentos, mas que se trata de um profissional que deve estar inserido na equipe multiprofissional, promovendo a saúde dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS)”.

Explicando um pouco mais sobre a atuação do Projeto Cuidado Farmacêutico ao deputado Delegado Camargo, Gabriele Leite destacou que não adianta uma anamnese bem feita pelo médico, pelo especialista, se na hora da administração do medicamento no domicílio, o paciente toma de maneira errônea e falha no tratamento na última fase do processo, que é justamente uma das fases mais importantes” destacou.

Camargo parabenizou a equipe de saúde de Rio Crespo pela iniciativa e pelo pioneirismo do projeto, destacando que saúde pública precisa ser encarada de forma séria e dedicada, assim como tem feito o município de Rio Crespo, buscando inovações, aproveitamento, redução de custos e resultados.

Exit mobile version