Início CAPITAL Prefeitura realiza 2° Encontro dos Condutores em Transporte com foco na prevenção...

Prefeitura realiza 2° Encontro dos Condutores em Transporte com foco na prevenção de acidentes de trânsito

Ação visa conscientizar os condutores de transportes da rede municipal de saúde

Na rede municipal de saúde, mais de 200 servidores exercem a função de transportar com responsabilidade e segurança

Com o objetivo de sensibilizar sobre a prevenção a acidentes de trânsito, a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) realizou uma manhã de conscientização e segurança no trânsito voltada a motoristas das unidades da rede de atenção básica, média e alta complexidade.

O evento foi coordenado pela Divisão de Acompanhamento de Condições de Trabalho em Unidades de Saúde (Dactus) e Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest). A finalidade é conscientizar os condutores de transportes da rede municipal de saúde, além de promover o bem-estar de quem é responsável por dirigir e transportar pessoas e cargas.

Durante a programação, os motoristas participaram de palestras educativas, com foco na sensibilização de um trânsito mais seguro e redução nos números de acidentes e óbitos. Além disso, os condutores da Semusa realizaram atividades de ginástica laboral, momento importante para prevenir lesões, reduzir o estresse e melhorar a circulação sanguínea.

Entre os temas abordados na ação estão as boas práticas para um trânsito seguro e humanizado, acidente de trânsito e direção defensiva, a importância da saúde mental e física no trânsito. Os servidores da saúde responsáveis por veicular transportes como moto, carro e ambulância, realizam diversas atividades que vão desde conduzir e transportar os profissionais, cargas e documentações até prestar auxílio durante um atendimento de primeiros socorros, quando necessário. Na Semusa, 230 condutores exercem a função nos diversos setores da secretaria.

O coordenador do Cerest, Valdir Alves, explica que a realização da atividade busca conscientizar os condutores sobre as boas práticas para segurança no trânsito. “Os motoristas da Semusa têm a responsabilidade de dirigir com segurança, pois além de colocar em risco sua própria vida, tem o compromisso com os pacientes e profissionais de saúde que eles transportam todos os dias. Sensibilizar os condutores de veículos sobre essa atribuição por meio da educação no trânsito com foco na saúde mental e física é a melhor forma de estimular as boas práticas no tráfego”, relata Valdir.

Os condutores da Semusa realizaram atividades de ginástica laboral

Segundo o Departamento de Trânsito de Rondônia (Detran), o desrespeito aos preceitos do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), como excesso de velocidade e avanço ao semáforo são as principais causas de acidentes de trânsito no Estado. Por isso, a Semusa intensificou as ações com intuito de chamar atenção para o alto índice de mortes e feridos no trânsito.

A secretária municipal de Saúde, Eliana Pasini, esteve presente na ação e reforçou a importância do evento. “Nosso objetivo é trabalhar sempre com a prevenção. Entendemos que isso é possível por meio da educação e conscientização. A Semusa investe constantemente no aprimoramento de todos os servidores da saúde”, destaca.

A Semusa realiza, de forma rotineira, a qualificação e aperfeiçoamento dos condutores da rede municipal de saúde, através de diversas capacitações e treinamentos de condução de veículo de urgência e emergência, aprimoramento de técnicas de direção direcionada a um trânsito seguro.

“A profissão de motorista, assim como as demais, exige muita responsabilidade, paciência, atenção e boas práticas no trânsito. A gestão tem se empenhado em fortalecer esses trabalhadores que atuam em diferentes frentes, atendendo a população e as demandas da rede municipal de saúde”, finaliza a secretária da Semusa.

Lucas Vicente, gerente do Departamento de Transporte (Ditran) da Semusa, que também atua como condutor na rede, relata que a iniciativa é importante para a instrução dos condutores no ato de realizar suas atividades.

“Alguns condutores possuem vícios e práticas ruins na condução e às vezes os problemas do dia a dia acabam nos afetando e não sabemos como proceder. Ações assim são cruciais para podermos saber que atitudes executar para um trânsito seguro e responsável”, afirma.

José Ferreira é outro motorista que estava presente na ação. Para ele, que já atua como condutor há sete anos, a ação “auxilia muito na conscientização e incentiva as boas práticas na direção”, comentou.

Texto: Jainni Victória (sob supervisão de Luciane Gonçalves)
Foto: Semusa

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Exit mobile version