Durante o lançamento, os grupos folclóricos realizaram uma apresentação, com a presença dos presidentes de cada agremiação
Na última sexta-feira (31), foi realizado o lançamento oficial da 40ª edição do arraial flor do maracujá e contou com a participação dos representantes dos 32 grupos folclóricos de quadrilhas juninas e bois-bumbás. Toda a organização do evento é realizado pelo governo de rondônia e está programado para acontecer de 21 a 30 de junho, no parque dos tanques, em porto velho.
Durante o lançamento, os grupos folclóricos realizaram uma apresentação, com a presença dos presidentes de cada agremiação. A secretaria de estado da juventude, cultura, esporte e lazer (sejucel), órgão do governo, que está à frente da organização do evento, também realizou homenagens à professora maria de nazaré, uma das pioneiras do arraial.
Apresentação dos grupos
Na ocasião, a quadrilha junina rádio farol, campeã da 39ª edição, realizada em 2019, fez uma apresentação com o grupo de cangaceiros.
A solenidade de lançamento destacou a história e importância cultural do arraial flor do maracujá, desde sua origem na década de 50 até os dias atuais. O grupo de boi-bumbá marronzinho, vencedor da categoria de bois em 2019, também se apresentou no lançamento. Cunhaporanga, sinhazinha, levantador de toadas, rainha do folclore e boi levaram emoção e entusiasmo, gerando expectativa para a população que estava na solenidade.
Com o lançamento oficial, o arraial flor do maracujá inicia mais uma edição, prometendo celebrar as tradições locais e encantar o público com sua rica programação cultural. Para essa edição, é esperado ultrapassar mais de 150 mil visitantes que estiveram nas 10 noites, em 2023.
O secretário da sejucel, junior lopes, destacou a importância que o evento tem para o fortalecimento cultural de rondônia. “é fundamental que o estado possibilite a visibilidade aos talentos que temos no estado. O flor do maracujá, na sua 40ª edição é mais um espaço aos artistas locais para fortalecer a cultura com uma identidade artística”, evidenciou.
O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, destacou o engajamento e performances dos grupos que se apresentam no arraial.
“o arraial flor do maracujá promove a nossa cultura e tradições. São 40 edições em que o estado busca estimular o comércio, e assim, gerar oportunidades de emprego para os moradores da região. O sucesso desse evento é resultado do engajamento dos grupos em realizarem apresentações grandiosas”, ressaltou.
Fonte: Redação SGC