Além de afirmar que ninguém está acima da lei nos EUA, Biden negou ter envolvimento na condenação de Donald Trump
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou que “ninguém está acima da lei” após Donald Trump ser condenado por fraude contábil nessa quinta-feira (30/5).
“O princípio americano de quem ninguém está acima da lei foi reafirmado”, disse Biden durante entrevista coletiva na Casa Branca nesta sexta-feira (31/5).
Além disso, o atual presidente dos EUA criticou a reação de Trump e seus apoiadores após a condenação. O empresário, assim como nomes ligados ao Partido Republicano, afirmou que a sentença foi manipulada e classificou a decisão como uma “fraude” com fins políticos.
“O júri ouviu cinco semanas de provas. E, após cuidadosa deliberação, o júri chegou a um veredito unânime. Eles consideraram Donald Trump culpado em todas as 34 acusações”, declarou Biden. “É perigoso, é irresponsável, alguém dizer que o julgamento foi fraudado só porque o veredito não lhe agrada”, acrescentou.
O presidente democrata ainda negou as acusações de que tivesse alguma influência no caso. Biden lembrou que o julgamento de Trump aconteceu na esfera estadual de Nova York, e não na federal. Portanto, não foi apresentado por sua administração.
Trump condenado
Na quinta-feira (30/5), o ex-presidente dos EUA Donald Trump foi declarado culpado em um caso de fraude contábil envolvendo a falsificação de registros para ocultar suborno dado a ex-atriz pornô Stormy Daniels.
Com isso, o magnata que concorre as eleições presidenciais deste ano foi o primeiro ex-presidente dos EUA a ser condenado criminalmente pela Justiça do país.
A pena de Trump ainda não foi definida, e deve ser decidida no próximo dia 11 de julho.
Fonte: Metrópoles