Ao ser encontrado pela Defesa Civil, homem estava vivo e logo foi levado ao pronto atendimento de Alumínio (SP), porém não resistiu
Ademir Mariano, de 70 anos, foi encontrado pela Defesa Civil na manhã desta quarta-feira (29/5), em uma área de mata próxima de sua casa, no Bairro Olidel, em Alumínio, São Paulo. De acordo com o pronto atendimento da cidade, o homem chegou a unidade de atendimento médico em estado grave com forte hipotermia e não resistiu.
Ademir saiu de casa por volta do meio-dia do domingo (26/5) e foi visto pelo última vez às 18h do mesmo dia em um campo de futebol do bairro Jardim Paraíso. As horas se passaram, e Ademir, popularmente conhecido na cidade como “velhinho do carrinho”, porque percorria toda a cidade coletando latinhas, não voltou para casa e, assim, seus familiares registram seu desaparecimento na delegacia da cidade na segunda-feira (27/5).
Na terça-feira (28), pela tarde, o irmão de Ademir, Odair José Mariano, passou a procurar por conta própria seu irmão e contou com ajuda de amigos e de um cão farejador para ajudar nas buscas pelo bairro onde foi visto pela última vez. No final das buscas inicias na terça, um morador do mesmo bairro em que Ademir mora notou nas imagens da câmera de segurança do imóvel onde mora, que o idoso havia entrado em uma area de mata fechada, porém não havia saído do local. Com essa informação e imagens, agentes da Defesa Civil encontraram Ademir na mata, caindo e debilitado, havia passado quase 64 horas na mata em meio a chuva e frio, apresentando quadro de hipotermia.
Ao ser encontrado, ele estava com vida e de imediato foi levado ao PA – Pronto atendimento de Alumínio, mas não resistiu.
Em suma, a hipotermia ocorre quando a temperatura do corpo fica abaixo dos 35°C. O organismo humano, para realizar suas funções metabólicas, precisa manter a temperatura entre 36°C e 37.5°C. Para restabelecer uma pessoa com quadro de hipotermia os médicos de imediato realizam procedimentos básicos para reaquecer o corpo.
Fonte: Correio do Interior