Sexta-feira, Novembro 22, 2024
InícioSAÚDEPorto Velho inicia campanha de vacinação contra Poliomielite

Porto Velho inicia campanha de vacinação contra Poliomielite

Imunização visa proteger crianças menores de 5 anos até 14 de junho; 32 mil pessoas devem ser vacinadas

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), deu início à Campanha de Vacinação contra a Poliomielite. O imunizante já está disponível em todas as unidades de saúde do município, destinado a crianças menores de 5 anos, conforme orientação do Ministério da Saúde.

Cerca de 32 mil crianças estão aptas a receber a vacina em Porto Velho. Os pais ou responsáveis devem levar os pequenos à unidade de saúde mais próxima, munidos do cartão do SUS ou CPF.

Abertura da Campanha

Na última segunda-feira (27), a campanha foi aberta na Unidade de Saúde da Família Renato Medeiros. Jéssica Oliveira, mãe de Brian Gustavo, de 2 anos, foi uma das primeiras a vacinar seu filho. “Eu acho muito importante essa vacinação, tendo em vista que a pólio é uma doença grave, por isso eu já trouxe meu filho para se vacinar e recomendo a todas as mamães que vacinem seus filhos”, disse Jéssica.

Esforços da Semusa

A campanha segue até 14 de junho de 2024, em conformidade com o calendário nacional do Ministério da Saúde. Elizeth Gomes, coordenadora da Divisão de Imunização da Semusa, destacou a importância da vacinação: “Precisamos resgatar os indicadores recomendados pelo Ministério da Saúde, então pedimos que os pais levem seus filhos para se vacinar.”

Em 2023, Porto Velho registrou 86% de cobertura vacinal contra a poliomielite, abaixo da meta de 95%.

Esquema Vacinal

O esquema vacinal contra a poliomielite inclui três doses da vacina injetável (VIP) aos 2, 4 e 6 meses, além de duas doses de reforço com a vacina oral bivalente (VOP). A partir do próximo semestre, essas doses de reforço também serão aplicadas de forma injetável, substituindo a vacina oral.

Marilene Penati, secretária-adjunta da Semusa, reforçou a importância da vacinação: “Essa será a última vez da vacina contra a pólio em gotinha. Pais ou responsáveis, levem seus filhos para se imunizarem. A poliomielite pode causar morte ou sequelas graves, precisamos do apoio de vocês.”

Ameaça da Poliomielite

A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é uma doença contagiosa grave que pode causar paralisia. No Brasil, o último caso foi registrado em 1989, e o país recebeu a certificação de área livre do poliovírus em 1994. No entanto, em 2023, o Brasil foi classificado como de alto risco para a reintrodução do vírus devido à baixa cobertura vacinal.

A doença ainda é endêmica no Afeganistão e Paquistão. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam 13 casos confirmados de poliomielite pelo poliovírus selvagem entre janeiro e abril de 2024, com seis casos no Afeganistão e sete no Paquistão.

Fonte: portal SGC

ÚLTIMAS NOTÍCIAS