Semana Acadêmica de Comunicação da Uniron foi sucesso

93

Com o tema Comunicação e Representatividade: A mídia como holofote social”a XXVI Semana Acadêmica de Comunicação da UNIRON realizou entre segunda feira dia 28 e quinta feira 30, no auditório do Campus Porto Velho Shopping a XXVI Semana Acadêmica de Comunicação – SEMACOM, com o objetivo de integrar acadêmicos e profissionais com destaque no mercado de trabalho para a promoção de um espaço de troca de conhecimento e experiências.

*********

Nos quatro dias do evento, a SEMACOM apresentou programação diversificada, contendo minicursos, oficinas, roda de conversa, palestras, exibição audiovisual, momento cultural e mostra científica dos trabalhos que foram elaborados pelos acadêmicos através de Projeto Interdisciplinar. A mostra científica, que acontece desde junho/2015, premia os melhores trabalhos acadêmicos de cada semestre.

***********

Dentre os temas abordados em 2019, a XXVI SEMACOM apresentou: Responsabilidade Social, Causas Sociais, Representatividade e Luta das Mulheres.

 ***********

O mais legal, foi que, atendendo sugestão da coordenação do Curso de Jornalismo, os acadêmicos produziram cinco E-Books contando as histórias dos jornalistas: Lúcio Albuquerque; Euro Tourinho, Sara Xavier Duque Estrada, Nonato Neves e Silvio Santos – Zekatraca.

**********

Pois é meus amigos, dentro em breve, vocês vão conhecer a história desse “fofoqueiro”, que foi batizado com o nome de Silvio Macedo dos Santos e assina a coluna do Zekatraca, na primeira produção literária, via plataforma E-Book produzida por estudantes de jornalismo de Rondônia.

***********

Participaram da produção dos três E-Book alunos do 4º, 5º e 6º períodos do Curso de Jornalismo da Uniron.

***********

O livro sobre minha vida jornalística/cultural tem como título: “ÀS HISTÓRIAS DE ZÉ KATRACA CONTADAS POR SILVIO SANTOS”.

***********

Os integrantes da equipe são: Carol Saavedra, Cátia Araújo, Daniel Friedrich, Karen Ramos, Sidleia Medeiros e Tainá Pompeu.     Orientador: Professor Benedito Teles.

*********

Essa turma gravou comigo duas vezes: A primeira na Livraria Exclusiva e a segunda na Sede da Banda do Vai Quem Quer. No total, tenho a impressão que foi mais de cinco horas de gravação.

*********

O resultado desse trabalho, foi mostrado em parte, na noite de quarta feira 30. Fiquei deveras emocionado com a produção! Basta lembrar, que os futuros jornalistas, foram fundo na pesquisa e conseguiram inclusive, depoimento do Ernesto Melo que canta parte de uma música que ele compôs em minha homenagem. Obrigado acadêmicos!

*********

Outra equipe produziu o E-Book com a história do seu Euro com o seguinte título: “Euro Tourinho Pelos Olhos do Alto Madeira”, essa equipe também gravou meu depoimento, sobre o que eu sei sobre a trajetória jornalística do seu Euro.

**********

A equipe que produziu o livro com a história do seu Euro Tourinho, é formada pelos acadêmicos: Tamara Lima, Carlos Sabino, Manoel Victor Maciel, Nelson Maciel, Giuliana Miranda e Camile Buzzi. Os Professores orientadores são: Benedito Teles, Iule Vargas e José Gadelha. Nesse livro também tem o Anizinho Gorayeb falando sobre seu Euro Tourinho.

**********

O outro colega homenageado com E-Book é o Lúcio Albuquerque o mago do jornalismo regional. Não entrei em detalhes sobre o livro do Lucio, porque com certeza, ele vai escrever sobre o assunto.

**********

A queridíssima professora Sara Xavier Duque Estrada de Oliveira também é uma das premiadas pelos acadêmicos de jornalismo da Uniron com o E-Book “A Contadora de História”.

**********

Assim como o baluarte do jornalismo esportivo Nonato Neves. De acordo com a coordenação do curso de jornalismo da Uniron, as equipes terão até o dia 30 de novembro, para apresentar a produção dos E-Books finalizadas e colocadas nas redes sociais inclusive no Instagram e em formato Podcast.

***********

Parabéns a equipe do Curso de Jornalismo da Uniron pelo brilhante trabalho. Muito obrigado!