Deputado Cirone Deiró apresenta proposta para criação do Ceasa

17
Segundo ele, a instalação vai garantir o ordenamento da produção e reduzir os custos

“O Centro de Abastecimento de Logística de Rondônia (Ceasa) será um espaço que reunirá os produtores, consumidores, compradores, prestadores de serviços, agentes públicos em uma saudável relação comercial e social, realizada em curto espaço de tempo”, defendeu o presidente da comissão de agricultura, deputado Cirone Deiró ao apresentar proposta para a criação e instalação de uma unidade do Ceasa em Rondônia.

De acordo com o parlamentar, a característica agrícola dos municípios rondonienses impõe a necessidade de criar instrumentos que promovam uma maior aproximação dos produtores com o mercado consumidor. Segundo o deputado, essa proximidade entre o produtor e o consumidor assegura um produto de qualidade a preço justo ao consumidor final. “A grande parte dos produtos hortifrutigranjeiros consumidos em nosso estado são produzidos no sul e sudeste do país”, esclareceu o deputado.

Cirone explicou ainda que o Centro de Abastecimento de Logística de Rondônia vai assegurar aos produtores a garantia de comercialização em grande escala. “A ausência de uma unidade do Ceasa, representa também a ausência da garantia de comercialização. O agricultor precisa plantar, mas precisa acima de tudo ter garantia da comercialização dos seus produtos”, afirmou.

O deputado citou a produção de tomate na região da zona da mata, de inhame no vale do Guaporé e de verduras na região de Cacoal, onde o êxito das feiras livres revela o potencial de produção de hortifrutigranjeiros destas regiões. O deputado disse acreditar que o Ceasa seja incluído nos projetos prioritários do Governo direcionados ao apoio e incentivo aos produtores rondonienses.

Fonte: Assessoria