ZEKATRACA TERÇA-FEIRA DIA 7

14

Lenha na Fogueira

Recebi no inicio da tarde de ontem 06, um telefonema da minha querida amiga Rita Queiroz, diretamente do estado de Goiás onde ela reside atualmente e a nossa artistas plástica mais festejada, aproveitou para lamentar a situação de descaso pelo qual passa a cultura no estado de Rondônia.

***********

O problema é que Rita, há algum tempo, doou parte de sua obra ao governo de Rondônia e exigiu apenas que o governo através dos órgãos competentes, fizesse o tombamento das obras de arte por ela doados.

**********

Isso, se não estou enganado, faz cinco anos e até a presente data, nada foi feito que garanta a preservação do rico acervo cultural. A Vida dos nossos conterrâneos beradeiros e as lendas da Amazônia fazem parte do acervo doado por nossa artista plástica internacional.

**********

Segundo Rita, recentemente ela esteve em Porto Velho e procurou a direção do Museu da Memória assim como a Superintendência de Cultura e diretoria da Funcer querendo saber o porquê até agora nada foi feito, para, pelo menos começarem a registrar suas obras como Patrimônio Cultural do nosso estado. “Zé ninguém sabe informar nada, estou muito decepcionada com nossos dirigentes culturais”.

***********

Com a palavra nosso amigo Superintendente da Sejucel Jobson Bandeira ou será responsabilidade do Presidente da Funcer nosso amigo Fábio. O certo é que alguém tem que dar uma resposta a Rita Queiroz.

*********

O Show ‘Damas do Samba’, tributo a Beth Carvalho será no sábado dia 11.

*************

No próximo sábado, 11, o Grêmio Recreativo Escola de Samba Acadêmicos da Zona Leste realizará o Tributo à Beth Carvalho, com o Projeto Cultural “Damas do Samba”.

************

O evento contará com sete intérpretes mulheres para cantar e encantar os amantes do samba de Porto Velho: Carol Aguiar, Flávia Ferreira, Silvania Souza, Sarah Gabriela, Rejane Castro, Geane Príscila e Érika Melo.

***********

O  projeto foi idealizado a partir de 2018, quando nossa escola de samba levou para avenida três intérpretes do sexo feminino, sendo a primeira vez em Rondônia, quando nos tornamos campeã do Grupo de Acesso com o direito de desfilar no grupo especial.

************

E só agora, em 2019, o Projeto foi tirado do papel para valorizar nossas mulheres, pois buscamos também afirmar nossas qualidades musicais para o sociedade, afirmou a presidente da Acadêmicos da Zona Leste, Anne Mamedes.

***********

Para o vice-presidente Uilian Nogueira Lima, “estamos imbuídos em fazer uma grande festa em tributo à Beth Carvalho, a Madrinha do samba brasileiro”.

***********

Felizmente, Beth deixa seu legado de história e resistência colocando no mercado dezenas de compositores que hoje são sucessos nacionais.  Mas o maior desse legado, é a figura da mulher guerreira de luta que, com sua humildade, elevou o samba como uma cultura de respeito em todo o mundo.

***********

O Grupo Camafeu, grupo de samba de raiz, fará pré-show e acompanhará as damas do samba nas interpretações por elas cantadas em homenagem à Beth Carvalho.

**********

SERVIÇO – Projeto Cultural Damas do Samba, tributo à Beth Carvalho.

Convidadas: Carol Aguiar, Flávia Ferreira, Silvania Souza, Sarah Gabriela, Rejane Castro, Geane Príscila e Érika Melo.

************

Dia 11 de maio, sábado. Horário: 12h. Associação Mãe Esperança – Av. Mamoré, 4968 – Esp. da Comunidade. Tel: 99376-7694. Preço: Entrada grátis

Feijoada: R$ 20,00 (vinte reais).

************

Por falar nisso, a escola de samba Asfaltão através do seu time de futebol máster, vai realizar no próximo sábado dia 11, uma noite com muito Forró no clube Flamengo da avenida Farquar.

**********

Quem vai animar a festa dos jogadores do Asfaltão é o Quarteto dos Cobras. Então vai ser bom!

***********

Grupo Êxodo intensifica

ensaios do Homem de Nazaré

Apesar do sol escaldante que tomou conta da cidade cenográfica Jerusalém da Amazônia, na tarde de domingo dia 5, a direção do Grupo Teatral Êxodo reuniu atores e figurantes para mais um ensaio da peça “O Homem de Nazaré”, que deverá ser apresentada nos dias 20, 21 e 23 de junho durante o feriado de Corpus Christi.

O diretor geral da peça Nery Rodrigues repetiu várias vezes, a cena, na qual Jesus é apresentado a Pilatos para julgamento e é submetido a torturas.  Os atores Gustavo Aldunaste (Jesus) e Haroldo Lima (Pilatos), além dos soldados romanos e figurantes e sacerdotes do Sinédrio foram bastante exigidos, assim como Barrabás (Jair).

Outra equipe de atores que foi bastante exigida nos ensaios do último domingo, foi a que integra o “Bacanal de Herodes”, cuja cena envolve a apresentação de várias bailarinas e o próprio diretor Nery Rodrigues como Herodes, a encenação desse quadro, foi aplaudido pelos presentes, tão perfeita foi a performance do Nery.

O ensaio que começou às 15 horas, só terminou com a encenação da ressurreição de Jesus, por volta das 17h30.

Apoio

O Grupo Teatral Êxodo conta com o apoio cultural da prefeitura de Porto Velho através das secretarias que tem a ver com eventos de grande porte, além da primeira dama do município Ieda Chaves e do governo estadual através da Superintendência Estadual de Turismo – Setur.

*************

Juninas Rosas de Ouro e Rádio Farol

Vencem concursos da Girassol

A nova sede do Clube Ypiranga, ficou pequena na noite do último sábado 04, quando recebeu a comunidade quadrilheira, que foi prestigiar os Concursos “Os Reis de Branco Invadem o Sertão – Casal de Noivo” e Melhor “Lampião e Maria Bonita e Seu Cangaço”.

Com atraso de aproximadamente uma hora, o primeiro concurso foi anunciado pelo Mestre de Cerimônia da Girassol Jardesson Araújo. A junina tradição foi a primeira a pisa a pista do Ypiranga e com uma apresentação muito boa levantou a galera presente, mostrando que realmente todos “Os Reis de Branco” inscritos, iriam dar muito trabalho aos jurados Nelson Castro e Kelly Albuquerque, casal de noivos da quadrilha Babaçu – CE.

No final a grande campeã da noite foi a Junina Rosas de Ouro muito bem coordenada pela Neiva e pelo Alcimar; Seguida do casal da Rádio Farol (2º lugar) e da Junina Tradição (3º lugar).

Após alguns minutos, o casal Biel Gomes e Shakyra Farias assumiram a mesa do júri para eleger o melhor casal “Lampião e Maria Bonita & Seu Cangaço”. Mais uma vez a plateia sentiu que não seria fácil escolher o Cangaço campeão, cada apresentação era um espetáculo a parte, mostrando que nossas juninas realmente investem nas suas apresentações quando o negócio vale premiação.

Após as apresentações a coordenação do evento se reuniu para a contagem da pontuação e o resultado foi o seguinte:

1º Lugar Junina Rádio Farol; 2º lugar Flor da Primavera e 3º lugar Junina Juabp.

“Parabéns ao nosso casal de noivos Bruno Alexandre & Paloma Mariano pelo título de Campeão. Quero agradecer nosso coreógrafo Renan Marques pelo belíssimo trabalho, essa noite ficará marcada por essa ilustre e irradiante apresentação”, agradeceu a direção da Rosas de Ouro.

A direção da Junina Rádio Farol postou nas redes sociais, o seguinte: “Nosso Casal de Noivos que ficou em segundo lugar onde ainda sim, ficamos felizes, pois sabemos que são ótimos dançarinos e nós do grupo, já prestamos nossos agradecimentos por terem tido coragem e dedicação em ir representar nosso grupo. Nossos campeões da noite, Lampião e Maria Bonita junto ao seu cangaço. Gente vocês não tem noção do quanto estamos orgulhosos de vocês, se empenharam e nos representaram muito bem, trazendo assim então a nossa vitória da noite. Acho que já se pode pedir música do fantástico né?”.