Com taxa de R$ 85, inscrições para o Enem começam nesta segunda

28
Estudantes do Ensino Médio e quem já concluiu têm de hoje (6) até o dia 17 de maio para acessar a página do participante e se inscrever,

Foi dada a largada para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). A partir desta segunda-feira (6), os estudantes que estão no ensino médio ou que já concluíram tem até o dia 17 de maio para fazer a inscrição somente pela internet, via Página do Participante. O valor da taxa é de R$ 85 e poderá ser paga até o dia 23 de maio.

É de responsabilidade do participante acompanhar a inscrição. O estudante deve ler atentamente e prestar atenção no edital e, para se inscrever, deve fornecer o número do CPF e a data de nascimento. Também é necessário o cadastro de um e-mail pessoal válido. O participante deverá criar uma senha de acesso que será utilizada durante todo o Enem.

Durante o processo de inscrição, o estudante deverá informar se prefere fazer prova de inglês ou espanhol. Quem não fizer a opção, terá de fazer prova de inglês.

O aluno deve indicar a cidade onde deverá fazer a prova. O local escolhido não poderá ser alterado após o encerramento da inscrição.

Atendimento Especial

Quem precisar de algum tipo de atendimento especial ou específico durante a prova deverá informar no ato da inscrição. O atendimento específico é dado para gestantes, lactantes, idosos e estudantes em hospitais.

Já o atendimento especializado é dado para quem tem baixa visão, cegueira, deficiência física, surdez, surdocegueira, deficiência intelectual ou mental, dislexia, déficit de atenção, discalculia, autismo ou outras condições que sejam comprovadas com atestado médico.

Cabe ao estudante preencher todos os dados corretamente. O participante deve consultar e imprimir o Cartão de Confirmação da Inscrição seja no site ou via aplicativo oficial.

Os participantes só terão a confirmação após o processamento do pagamento da taxa, que leva cinco dias. Os alunos do último ano do Ensino Médio de escolas públicas terão a confirmação da inscrição automaticamente ao final do processo. Em caso de dúvida, vale entrar em contato com o Inep,  que disponibiliza o telefone: 0800-616161.

O cartão de confirmação da inscrição, com os locais de prova, é disponibilizado na área do candidato, geralmente 20 dias antes das provas. O acesso ao cartão é de inteira responsabilidade do participante. O documento deve conter ainda o número de inscrição, língua estrangeira escolhida, informações sobre atendimento diferenciado e pedidos de certificação do Ensino Médio.

Nome social

No período de 20 a 24 maio deverá ser feita a solicitação de atendimento pelo nome social.

Provas

As provas do Enem estão marcadas para os dias 3 e 10 de novembro. O gabarito oficial será publicado no dia 13 de novembro e o resultado sairá em janeiro de 2020.

com informações R7