Assembleia Legislativa realiza audiência pública para discutir segurança de barragens

26
Proposta pelo deputado Adelino Follador, audiência está marcada para as 9h da próxima segunda-feira (06)

A Assembleia Legislativa realiza na próxima segunda-feira (6), às 9 horas, audiência pública para discutir a segurança nas barragens em Rondônia, proposta pelo deputado estadual Adelino Follador (DEM).

O objetivo da audiência, segundo justificou o parlamentar, é debater com as instituições e a sociedade as condições das barragens existentes em Rondônia. Segundo relatório da Agência Nacional das Águas (Ana), das 35 barragens em território rondoniense, 22 apresentam alto potencial de dano.

“Dano potencial alto, significa que, caso a barragem se rompa, poderá causar muitas mortes e grande destruição ambiental e material. Há ainda, 15 barragens classificadas como de alto risco”, informou Adelino.

Segundo o deputado, Ariquemes é o município que concentra o maior número de barragens com potencial de dano, sendo cinco das 22. As barragens em Rondônia são de produção de energia elétrica, rejeito de minérios, irrigação, contenção de resíduos industriais e aquicultura.

“São quatro barragens destinadas à contenção de rejeitos de minério, sendo três instaladas em Itapuã do Oeste e uma em Ariquemes, numa operação semelhante à barragem de Brumadinho (MG), que se rompeu no começo do ano”, finalizou Follador.

Fonte: Assessoria