Pequenos negócios registram saldo positivo na geração de empregos

2
Informações seguras para aprimorar o atendimento

O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) é um instrumento de acompanhamento do processo de admissão e de dispensa de trabalhadores regidos pela Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). Dentre outras atribuições, o CAGED tem por objetivo compor o Cadastro Nacional de Informações Sociais e para essa composição se faz necessário gerar estatísticas conjunturais sobre o mercado de trabalho celetista.

Para suprir esse canal de informações, o CAGED realiza pesquisas e o Sebrae, atento ao comportamento do mercado, analisa esses fatores levantados em pesquisas de credibilidade apurada.

O Sebrae em Rondônia tem sua unidade de gestão estratégica para analisar os dados levantados em pesquisas para verificar a situação dos pequenos negócios no estado. Esse é um referencial objeto de estudos para melhor apoio a microempresas (MPE), empresas de pequeno porte (EPP), microempreendedores individuais (MEI), potenciais empresários, potenciais empreendedores e produtores rurais.

De acordo com a pesquisa do CAGED no mês de fevereiro deste ano em Rondônia, as micro e pequenas empresas (MPE) foram responsáveis por 50,2% dos empregos do estado. Quanto ao saldo líquido, foram 272 postos de trabalho, enquanto as empresas médias ou grandes geraram aproximadamente 262 empregos, no mesmo período.

De janeiro a fevereiro de 2018, as micro e pequenas empresas em Rondônia foram responsáveis por 74% do crescimento dos empregos, enquanto as médias e grandes empresas (MGE) foram responsáveis por 26% do crescimento dos empregos. Já de janeiro a fevereiro de 2019, as MPE em Rondônia foram responsáveis por 76% da criação de empregos no estado, enquanto as MGE foram responsáveis por 24%.

A análise destes dados, obtidos com metodologia aplicada, como é o caso da pesquisa CAGED, traz ao Sebrae informações seguras para aprimorar o atendimento ao seu público-alvo no cenário de novos empregos e geração de renda.

Para mais informações sobre a atuação do Sebrae, acesse o site www.sebrae.ro ou ligue gratuitamente para 0800 570 0800. Você também pode nos acessar pelo número de WhatsApp (69) 98130 5656 ou pelas plataformas InstagramFacebookTwitterLinkedIn e YouTube, no perfil Sebrae RO

Fonte: Assessoria