Dr. Neidson volta a indicar implantação de clínica de hemodiálise em Guajará-Mirim

7
Parlamentar destaca sofrimentos de pacientes renais crônicos que precisam se deslocar até Porto Velho para o tratamento

O deputado Dr. Neidson (PMN) indicou ao Governo do Estado, que por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), seja elaborado um projeto para a instalação de uma clínica de hemodiálise no município de Guajará-Mirim. O projeto, segundo o parlamentar, deverá ser inserido no Plano Plurianual (PPA), para ingressar no exercício de 2019.

Dr. Neidson explica que a propositura reitera uma indicação já feita em 2018 e visa atender os pacientes renais crônicos que reivindicam a disposição do serviço de hemodiálise em Guajará-Mirim.

“O deslocamento até Porto Velho não deixa de gerar sofrimento para essas pessoas que já enfrentam tantos transtornos e incômodos causados pela doença. O transporte de longa distância é cansativo, indigno e gera gastos que podem ser evitados com a presença de clínica de hemodiálise em Guajará-Mirim”, destacou Dr. Neidson.

Segundo o parlamentar, existe cerca de 120 mil pacientes em todo o Brasil e em Rondônia mais de mil renais crônicos dependem do procedimento de hemodiálise e, de acordo com o deputado, no Brasil, não existe tratamento com medicamento que reverta a situação dos pacientes que sofrem de problemas renais.

“É um problema crônico e requer, na maioria das vezes, o transplante de rins. Sendo assim, queremos com essa indicação diminuir o sofrimento de todos os pacientes que necessitam de hemodiálise e residem em Guajará-Mirim e região”, concluiu Dr. Neidson.

Fonte: Assessoria