Importância da pecuária leiteira

41
O Agronegócio do Leite e seus derivados desempenham um papel relevante no suprimento de alimentos e na geração de emprego e renda para a população

O Brasil é o sexto maior produtor de leite do mundo e cresce a uma taxa anual de 4%, superior à de todos os países que ocupam os primeiros lugares. O leite é considerado um dos produtos mais importantes da agropecuária brasileira, pois a partir desta matéria prima obtemos inúmeros derivados que por ventura obtêm preços variados.

O Agronegócio do Leite e seus derivados desempenham um papel relevante no suprimento de alimentos e na geração de emprego e renda para a população.

Algumas raças ganham destaque no país por terem fácil adaptabilidade e ampla escala de produção, com a vaca Holandesa que possui uma superioridade sobre as demais na produção de leite, isso faz com que ela seja reconhecida pela sua lucratividade, esta raça é a que produz maior quantidade de gordura e proteína.

A criação da raça Girolando, foi com o intuito de encontrar uma raça que se adequasse melhor as condições topográficas e climáticas do Brasil.

Já a raça Jersey é dócil e se adapta a qualquer tipo de sistema. Ela possui um leite nutritivo e de excelente qualidade.

A produção tem grande relevância social porque a pecuária leiteira é uma das atividades rurais que mais emprega mão de obra. Em Rondônia a pecuária leiteira gera mais de 60 mil postos de trabalho e faz girar um mercado de mais de R$ 456 milhões. (Fonte: Emater-RO).

De acordo com estudos realizados pelo Sebrae, Rondônia apresenta muitos elementos necessários para aumentar a produção de leite e de produtos lácteos, entre os quais eles citam:

– Possui rebanho e pastagens formadas com expressivo número de produtores de leite com larga experiência.

– Dispõe de extensa rede de eletrificação rural.

– Existem diversas escolas de ciências agrárias e elevado número de profissionais habilitados a prestar os mais diversos tipos de assistência às propriedades rurais.

– As casas agropecuárias, as redes de supermercados e os comércios de laticínios são numerosos e abrangem todos os municípios.

Dificuldades também existem: pastagem degradada, manejo inadequado, baixa escolaridade do produtor, má gestão em geral, entre outros, porém, o desafio é de todos, para de forma sincronizada e eficiente atingir o resultado esperado: produzir leite e produtos lácteos de qualidade com valores competitivos e compensatórios para todos os envolvidos.

Para complementar, Rondônia tem mercado consumidor crescente com chances de aumentar as exportações pelas facilidades geográficas e necessidades dos países vizinhos.

Por Jean Carla Costa / RondoRural.