Tiroteio em bonde na Holanda deixa um morto e vários feridos

16
Homem atirou contra pessoas dentro de um trem, informa a polícia local

Várias pessoas ficaram feridas por um ataque a tiros realizado dentro de um bonde na cidade de Utrecht, na Holanda, na manhã desta segunda-feira (18). O suspeito de realizar os disparos está foragido. O incidente ocorreu por volta das 10h45 (6h45 em Brasília) na praça 24 de outubro. As autoridades investigam uma possível motivação terrorista. Segundo a Agência ANP, há uma vítima fatal.

“Vários tiros foram disparados em um bonde e várias pessoas foram feridas. Helicópteros estão no local e nenhuma prisão foi feita”, disse Joost Lanshage, porta-voz da polícia. Ao menos um corpo foi visto no local do ataque, mas as autoridades ainda não confirmaram se houve mortes. Não há informações oficiais sobre o total de vítimas nem sobre o estado de saúde delas.

Unidades de combate a terrorismo foram enviadas ao local. Uma testemunha ouvida pela RTV, uma emissora local, disse que viu vários homens correndo da cena do ataque. A polícia disse que um suspeito está foragido, mas não descartou que possa ter havido mais de um atirador. A TV NOS disse que agentes cercaram um prédio onde o suspeito pode estar escondido.

Com a fuga, o governo de Utrecht elevou o alerta de terrorismo para o nível máximo. A segurança foi reforçada em escolas, mesquitas, estações e aeroportos. O primeiro-ministro Mark Ruttle disse estar “profundamente preocupado” e que realizará reuniões de crise para tratar do incidente. Houve reforço na segurança da sede do governo, em Haia.

Pieter-Jaap Aalbersberg, chefe da agência de contra terrorismo da Holanda, disse que o ocorrido “parece ter sido um ataque terrorista”, em entrevista à TV local. Utrecht é a quarta maior cidade da Holanda e possui cerca de 335 mil habitantes. Boa parte deles são estudantes. Com informações da Folhapress.